quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cidades da Zona da Mata são destaque no Portal do Turismo Mineiro*

O turismo rural é citado como uma fonte de renda
para o turismo
 A Zona da Mata começa a apostar no potencial socioeconômico do turismo. Prova disto é que dos 117 municípios que integram o recém lançado Portal do Turismo Mineiro, 46 são da Zona da Mata, entre eles Araponga, Argirita, Carangola, Cataguases, Chácara, Conceição do Ibitipoca (distrito de Lima Duarte), Descoberto, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Leopoldina, Maripá de Minas, Muriaé e Piau.
O portal possui informações sobre atrativos e serviços de 22 destinos indutores do turismo em Minas Gerais. A previsão é de que, no primeiro semestre de 2012, cerca de 350 cidades integrem o conteúdo.
O portal é uma ferramenta web que tem programação visual diferenciada, oferecendo aos turistas toda a informação necessária para planejar sua viagem: os principais atrativos turísticos, as programações culturais dos municípios, rotas e roteiros divulgados no Estado.
            O vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou que o Portal do Turismo Mineiro é uma ferramenta de extrema importância, pois abre para o mundo o cenário virtual de Minas Gerais. "O turismo é também sinônimo de humanismo quando faz das diferenças a ponte de convergência de afinidades e de semelhanças. O turismo ensina a cada um de nós que as fronteiras são, no fundo, barreiras artificiais", salientou.
O portal é uma plataforma tecnológica que disponibiliza informação turística sobre Minas Gerais e também vai possibilitar uma interligação com toda rede do turismo mineiro.
Com conteúdo colaborativo, têm informações sobre serviços de hotéis, restaurantes, equipamentos, atrativos e monumentos alimentados pelas entidades ligadas ao turismo, municípios, associações de circuitos turísticos e empresas da iniciativa privada.
O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, destacou que uma pesquisa da Embratur demonstra que a internet é a principal fonte de informações para mais de 30% dos visitantes de um destino. "Estamos atentos às tendências de mercado. Os grandes atores do turismo são aqueles que fazem a atividade acontecer na ponta, no contato direto com o visitante. Por isso, a participação de todos na construção do conteúdo do portal é fundamental. Esta é também uma oportunidade para que as empresas mineiras inovem em conectividade com o mundo e incrementem suas vantagens competitivas", afirmou.

*Do Jornal Atual, Ed. 83

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