terça-feira, 1 de maio de 2012

CATS pretende reunir cerca de 200 participantes em Cataguases


Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade, de São Paulo
Está agendado para a primeira semana do mês de junho um evento que mexerá com a consciência urbana de Cataguases. Trata-se do I Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade, o CATS, que reunirá na cidade cerca de duzentos estudantes e profissionais da arquitetura, turismo e áreas que trabalham com a sustentabilidade, tanto a ambiental quanto a econômica.
De caráter internacional, o Congresso, trará a Cataguases professores das principais universidades do país e do exterior para discutirem a preservação do patrimônio edificado na cidade entre os anos 40 e 60 e de que maneira esta preservação pode ser explorada turisticamente de maneira sustentável e assim gerar renda para o município.

Além da arquiteta portuguesa Ana Tostões, Presidente do Docomomo Internacional, a programação contará com nomes expressivos de nossa arquitetura: Marcelo Ferraz, Mário Cezar da Silveira, Ceça Guimaraens, Celina Borges, entre outros de outras áreas afins.

A programação do Congresso é extensa e contará com oficinas, workshops e visitas guiadas, pela parte da manhã, apresentações de trabalhos, na parte da tarde, e à noite, mesas redondas e palestras.

Na visão do coordenador administrativo do Congresso, Geraldo Filho, o CATS está tendo uma ótima aceitação por parte dos estudantes e também dos moradores da cidade. “As inscrições foram abertas dia 10 de Abril e várias inscrições já foram feitas. Dentro desta expectativa, teremos aproximadamente 200 participantes na cidade discutindo o que fazer com nosso patrimônio edificado”. Geraldo, no entanto, ressalta que o mais importante num evento deste é o legado que ele deixa para a cidade. “Não adianta realizarmos um Congresso com professores e profissionais qualificadíssimos e a cidade em nada se beneficiar disso. Se tantas pessoas se dispõem a vir a Cataguases para discutir a preservação de um bem tombado é sinal que, de alguma maneira, a cidade pode gerar receita a partir desses turistas, como fazem outras cidades, o que precisamos é entender que é possível preservar a arquitetura modernista e ainda sim obtermos lucro.” Essa é uma das missões do projeto, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura Ascânio Lopes, que propõe a descentralização da cultura, finaliza Geraldo Filho.

Já a arquiteta Elisabete Kropf, coordenadora técnica do CATS, vê nesse Congresso uma realização pessoal. “Escolhi vir morar aqui há 26 anos e essa arquitetura modernista me encanta muito. Hoje, vendo o número de pessoas que enviaram trabalhos para apresentarem nessa primeira edição do Congresso e o número de estudantes que estão se inscrevendo é uma grande recompensa. Temos inscrições de Santa Catarina, Manaus e até de Roma!!!”

Para quem quiser se inscrever no CATS é só acessar www.catscataguases.com.br e preencher o formulário de inscrição. O participante tem direito a participar de até 3 oficinas, das sessões de comunicação, das palestras e mesas redondas. Para quem é de fora, os alunos ficarão hospedados no Colégio Cataguases, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. De fato, Cataguases não é uma cidade igual às outras.

Faça sua inscrição aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário